São José do Belmonte fecha convênio com Salgueiro para destinação e tratamento de resíduos sólidos

,


São José do Belmonte fecha convênio com Salgueiro para destinação e tratamento de resíduos sólidos
A Prefeitura Municipal de São José do Belmonte assinou junto a Prefeitura Municipal de Salgueiro um Termo de Convênio de Cooperação para a destinação de resíduos sólidos.
O convênio tem por objeto a cooperação técnica e financeira para que o município de Salgueiro receba no seu moderno aterro sanitário os resíduos sólidos domiciliares oriundos do município.
A ação é a ignição para que São José do Belmonte inicie a cumprir o Plano de Resíduos Sólidos que é requisito para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.
O Plano de Resíduos Sólidos aponta caminhos para a resolução de problemas relacionados à destinação de lixo hospitalar, material orgânico e reciclável, a exemplo da implementação de programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo e outras ações de inclusão social e educação ambiental.
“A ação não apenas elimina os abomináveis lixões, mas evita riscos à saúde pública, garante o máximo de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, gerando emprego e reduzindo impactos ambientais”, destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ronnyeric Severo.
“Nós somos um dos primeiros municípios do Sertão Central a dar o pontapé inicial no Plano de Resíduos Sólidos. Isso faz parte da nossa responsabilidade e compromisso na construção das ações e projetos para que a gente possa avançar, melhorar cada vez mais a vida das pessoas e a qualidade ambiental da cidade”, disse o prefeito Romonilson.

0 comentários:

Postar um comentário