Fotos: Conferência municipal de saúde em São José do Belmonte

,
As conferências de saúde são espaços institucionais de participação social e democrática da sociedade responsáveis por avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para as políticas de saúde para os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) que servem para orientar os governos no planejamento da saúde e na definição de ações prioritárias nos municípios, estados e em âmbito nacional.
Na manhã desta sexta feira 28 de julho a secretária de saúde de São José do Belmonte, através da secretaria Fabiana Gomes, reuniu todo o quadro de saúde do município e demais setores da sociedade no clube social belmontense, para realização deste grande evento.
O prefeito Romonilson Mariano foi representado pela primeira dama do município e secretaria de desenvolvimento social Heliany Pereira Mariano.
Estiveram presentes o secretario de articulação e desenvolvimento econômico Robério Hamilton e dos vereadores Evandro Gonçalves e Arnaldo de Zé de Bia.
As conferências de saúde acontecem de quatro em quatro anos, conforme estabelece a lei 8142, de 28 de dezembro de 1990. E são convocadas pelo poder executivo, ou, extraordinariamente, pelo Conselho Nacional de Saúde. Participam das conferências de saúde vários segmentos da sociedade eleitos entre os representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da população brasileira construída diariamente pelo esforço de trabalhadores da saúde, gestores e usuários em todo território brasileiro. Estes esforços asseguraram, nestes 27 anos de SUS, a saúde enquanto direito humano inegociável e consolidaram a responsabilidade do Estado Brasileiro em efetivar o acesso universal à saúde por meio de ações de prevenção, promoção, recuperação da saúde e por meio de políticas sociais e econômicas que priorizem a superação das desigualdades sociais.
Passados 27 anos de promulgação do texto constitucional, o SUS se consolidou como sistema de saúde descentralizado e presente no cotidiano de toda a sociedade brasileira. O conjunto de atividades e responsabilidades do SUS para com o povo brasileiro ultrapassa o fornecimento de serviços de saúde e atinge diretamente a vida e o consumo de toda nossa população que muitas vezes desconhece a existência deste sistema e de seu direito à saúde.   
É importante lembrar que os investimentos em saúde significam retorno dos impostos pagos pela população e que a garantia do direito à saúde exige que os cidadãos e as cidadãs sejam ativos em sua construção.

















































0 comentários:

Postar um comentário