Belmonte ganha um portal armorial que vai se transformar em ponto turístico da região

,
portal-belmonte-3
Por Valdir José Nogueira de Moura, Secretário de Turismo de São José do Belmonte
Um magnífico portal de entrada dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade de  São José do Belmonte-PE, através da PE 430, sentido o Estado do Ceará. O monumento é uma evocação ao saudoso mestre e imortal Ariano Suassuna, e propõe o reconhecimento e homenagem ao mesmo, através das insígnias e simbologias armoriais que ilustram o seu memorável e épico Romance d’A Pedra do Reino.
O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta foi escrito por Suassuna inspirado em um episódio ocorrido no século XIX, na Serra do Catolé, em São José do Belmonte, quando uma seita ali instalada tentou fazer ressurgir o rei de Portugal Dom Sebastião. O Romance d’A Pedra do Reino também inspirou a criação da Cavalgada à Pedra do Reino, reconhecida como uma das mais significativas festas populares do calendário turístico do Estado de Pernambuco.
Esse evento belmontense projeta na atualidade, o município dentro do universo do turismo nacional e internacional. É oportuna a homenagem que ora se faz através desse Pórtico  ao mestre Ariano Suassuna, consagrado guerreiro da cultura popular, mestre do Movimento Armorial que muito fez por nossa cidade e ajudou a divulgar o nome de São José do Belmonte e da Pedra do Reino para além das suas fronteiras.
São José do Belmonte é conhecida como “A Terra da Pedra do Reino”, eis um dos motivos para que o pórtico tenha tendências, perspectiva e arquitetura armorial, centrado no seu atrativo turístico natural mais importante. Além disso, servirá de estimulo para continuar com o trabalho que o município vem desenvolvendo de incentivo, fomento e apoio ao turismo, o qual já acontece de forma silenciosa.portal-belmonte-2
O município de São José do Belmonte vive um novo momento, com entrega de grandes obras públicas, conquistas de marcas históricas e intervenções em vários pontos. Hoje São José do Belmonte passa a contar com uma entrada da cidade digna para o belmontense se orgulhar ainda mais da sua terra.
A construção do Pórtico Armorial de São José do Belmonte, evidencia o cuidado que a atual gestão tem com a cidade e seus moradores, e acima de tudo mostra a importância das transformações que os belmontenses estão vivenciando. Trata-se de uma nova era. Uma nova maneira de administrar. A cidade mudou. A autoestima do belmontense voltou. Além disso, essas inovações realizadas com inteligência e criatividade demonstram o amor que o gestor tem pela nossa cidade.
Breve, o ponto de recepção para quem chega a São José do Belmonte, será mais um belo cartão postal da cidade. Assim sendo, “Construindo o Futuro” segue nos trilhos do desenvolvimento: o belíssimo pórtico deixará São José do Belmonte mais bela e atrativa, transformado numa nova atração turística. Farol de noticias

portal-belmonte-1

0 comentários:

Postar um comentário