Por que os homens maus prosperam e os bons sofrem?

,
Pessoas más | Pessoas ruins | homens maus
"Por que os homens maus têm uma vida boa, enquanto as pessoas boas que acreditam em Deus e buscam fazer o que é certo, têm uma vida sofrida? Eu não entendo por que Deus permite essas coisas."
R: Essa questão do porquê de um Deus justo e amoroso permitir que o mal exista, é tão antiga quanto a raça humana. Há milhares de anos atrás, Jó fez a mesma pergunta: "Por que vivem os ímpios? Por que chegam à velhice e aumentam seu poder?... Contudo, eles dizem a Deus: ‘Deixa-nos! Não queremos conhecer os Teus caminhos" (Jó 21:7,14).
Nem a Bíblia nos dá uma resposta completa para este dilema. Acredito que um dia no céu nós iremos entender completamente essas coisas. Porém, a Bíblia deixa claro que este mundo está assim porque está dominado pelo diabo e pelo pecado (1 João 5:19). E como vemos somente coisas ruins acontecerem no dia a dia, achamos que o mal está no controle, mas isso não é verdade. Nós sabemos que Deus nos ama e que o Seu poder é maior do que todo o mal. A prova disso é Jesus, que foi condenado à morte por homens maus, mas ressuscitou pelo poder de Deus e está assentado à Sua direita.
Nunca se esqueça desta verdade: Mesmo que tudo esteja corrompido, mesmo que os homens sejam maus, Deus é quem está no controle e não Satanás. E um dia a justiça de Deus irá governar e todo o mal será destruído! Satanás será preso para sempre e Jesus reinará sobre toda a terra. Enquanto isso, nós só podemos concordar com que diz a Bíblia: "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!" (Romanos 11:33)
Os caminhos de Deus e o Seu conhecimento estão muito acima de nós, por isso a única questão que importa é esta: A sua confiança está em Deus? No meio de tanta confusão e incertezas, você tem colocado sua fé em Jesus e buscado seguí-Lo todos os dias? Analise seu compromisso com Cristo e tenha como seu objetivo principal se aproximar dEle todos os dias!
Sugiro que você leia abaixo o Salmo 73, onde o salmista diz que sentia inveja da vida boa que os homens maus levavam, e isso quase o fez perder a fé. Até que ele buscou a Deus e entendeu que, mesmo com uma vida de sofrimento, ele estava em vantagem:
"Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte.Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se. Eles dizem: "Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo?" Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito "falarei com eles", teria traído os teus filhos. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os põem em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos" (Salmos 73).
Fonte: Pastor Paulo Junior

0 comentários:

Postar um comentário