Belmontense que reside no estado de Goias fala sobre desigualdade social que viveu em São José do Belmonte

,
O belmontense Washington Alves que reside no estado de Goias, fala sobre os seus 19 anos que morou em nossa Cidade, e revendo as imagens, lembra da desigualdade social que viveu na sua infância e juventude, dando o exemplo da área de lazer da AABB de São José do Belmonte.
Agora eu entendo bem o que significa desigualdade social, morei 19 anos em São José do Belmonte-PE e nunca pude entrar na piscina desse clube, até então o único que oferecia lazer para o povo da Cidade.

"Desigualdade social é um conceito que afeta principalmente os países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes, seja no âmbito econômico, escolar, profissional, de gênero, entre outros". 

O fenômeno da desigualdade social é marcado principalmente pela desigualdade econômica, ou seja, quando a renda é distribuída heterogeneamente na sociedade; sendo uns detentores de muitos bens, enquanto outros vivem na extrema miséria.
Entre os fatores que proporcionam a desigualdade social está a má distribuição de renda e a falta de investimentos em políticas sociais.
Entre os fatores que proporcionam a desigualdade social está a má distribuição de renda e a falta de investimentos em políticas sociais.
A desigualdade social se configura pela falta de educação básica de qualidadepoucas oportunidades de empregoausência de estímulos para o consumo de bens culturais, como ir ao cinema, teatro e museus; entre outras características.
Alguns estudiosos dizem que o crescimento da desigualdade social começou com o surgimento do capitalismo, com a acumulação de capital (dinheiro) e de propriedades privadas. O poder econômico ficou concentrado nas mãos dos mais ricos, enquanto que as famílias mais pobres ficaram "à margem" ("marginalizadas") na sociedade.
A desigualdade social é uma porta para outros tipos de desigualdades, como a desigualdade de gênerodesigualdade racialdesigualdade regional, entre outras.



0 comentários:

Postar um comentário