PEDRA DO REINO: Rogério Leão discute a realização de festa tradicional em Belmonte

,
Rogério Leão se reúne com secretários estadual e municipal de Cultura, Fundarpe e Associação da Pedra do Reino de Belmonte para discutir a festa
O deputado estadual Rogério Leão (PR) reuniu-se, em seu gabinete na Alepe, com o secretário de cultura do Estado, Marcelino Granja; a presidente da Fundarpe, Márcia Souto; o secretário de cultura de São José do Belmonte, Valdir; a presidente da Associação da Pedra do Reino, Ana Paula, e outros integrantes da Associação. A reunião tratou da definição das atrações para a 23ª edição da Festa da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, prevista para ser realizada no final do mês de maio.
O encontro aconteceu, após Leão, o secretário, a presidente da Fundarpe e o prefeito de São José do Belmonte, Marcelo Pereira, conversarem com o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, sobre a organização e manutenção da festividade. A Festa da Pedra do Reino tem como mote uma cavalgada ao sítio histórico em que está a ‘Pedra do Reino’, formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, no município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife, pelas BR-232 e PE-430).
IMG_3653
A cavalgada, que acontece todos os anos, relembrando o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.
Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

0 comentários:

Postar um comentário