Ações da Secretaria Municipal de Saúde | Prevenção e combate à Dengue; Veja toda a programação.

,
PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, EM PARCERIA COM A EQUIPE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO CACIMBA NOVA E COM A EMPRESA DE REDE COLETORA LOCAL (SEDENGE) REALIZARÃO PROJETO DE CONTROLE E COMBATE À DENGUE NO BAIRRO CACIMBA NOVA


Em virtude da atual situação que o Brasil, o Estado de Pernambuco e a cidade de São José do Belmonte estão vivenciando, período bastante crítico no que tange a questão da dengue e da febre Chikungunya, sendo esta situação decorrente principalmente do período chuvoso e quente, ambos propícios e perfeitos para a criação e proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, os profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Cacimba Nova, encabeçada pela Enfermeira Chefe Polllyana Marins, tiveram uma brilhantíssima idéia de elaborarem um ótimo projeto para ser executado no Bairro mencionado, sendo este aprovado pelo Diretor de Vigilância em Saúde, o Sr. Antônio Edson Vieira; Pelo Coordenador de Vigilância Ambiental, o Sr. Juciêr José Loriano da Silva e pelo Supervisor de Vigilância Ambiental, o Sr. José Diego Silva do Nascimento, os quais participarão do projeto e disponibilizarão 13 Agentes de Combate às Endemias para efetiva participação.


ALVO DO PROJETO

O referido projeto tem como finalidade fazer com que toda a população do Bairro Cacimba Nova tenha um conhecimento mais aprofundado do que é a Dengue e a Febre Chikungunya, quais são os cuidados que devem ter para ficarem imunes às referidas doenças, os cuidados que devem ter diariamente com o armazenamento de água nos seus respectivos depósitos, além da importância de manter os quintais e terrenos limpos sem presença de lixos e entulhos, sendo estes importantíssimos para a criação e proliferação do vetor, entre outros.
Ressaltamos que  o referido projeto inicialmente será realizado no Bairro Cacimba Nova, depois se estenderá para os demais bairros da cidade, pois o bairro em questão está sendo o mais afetado pela dengue, sendo realizadas diariamente várias notificações de pessoas suspeitas da doença na Unidade Básica de Saúde local e tendo sido detectado pelos Agentes de Combate às Endemias durante o mês de Abril a presença de larvas do Aedes Aegypti em mais de 150 imóveis na referida localidade. 

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

-Inspeção dos depósitos de todos os imóveis e tratamento dos mesmos com larvicida para eliminação das larvas, sendo estas atividades executadas pelos Agentes de Combate às Endemias, os Srs Wellington Artur Ferreira de Oliveira, João Martins dos Santos, Juliano de Moura Magalhães, Genilson José da Silva Félix, Clênio Benvenuto Alves, Romilson Silva de Oliveira, José Adriano Gondim, Murilo Ferreira da Silva, Romário Monteiro Andrelino, Gilcimário Medeiros Cruz, José Claudino da Silva Neto Filho, Clécio Benvenuto Alves e Gemilson Francisco de Aguiar;
-Retirada e eliminação de lixos e entulhos dos quintais dos imóveis e nos terrenos baldios, sendo estas atividades executadas pelos profissionais da Empresa de Rede Coletora local (SEDENGE), com o auxílio de 1 (um) caçamba;
-Diálogo, sugestões, esclarecimentos e distribuição de panfletos e cartazes informativos sobre as referidas doenças em todos os imóveis da localidade, sendo estas atividades educativas realizadas pela Enfermeira Chefe da Unidade Básica de Saúde do Bairro Cacimba Nova, a Srª Pollyana Marins; Pelo Diretor de Vigilância em Saúde, o Sr Antônio Edson Vieira; Pelo Coordenador de Vigilância Ambiental, o Sr. Juciêr José Loriano da Silva; Pelo Supervisor de Vigilância Ambiental, o Sr. José Diego Silva do Nascimento; Além da efetiva colaboração e participação dos Agentes Comunitários de Saúde do Bairro Cacimba Nova, os Srs Luiz Maia, Severino Matias, Geovane e as Senhoras Carminha, Lúcia, Luciana, Vilma e Nova. 

PROGRAMAÇÃO

- No dia 27 de Abril de 2015 (Segunda-Feira) as ações acima citadas serão realizadas na área da Agente Comunitária de Saúde Carminha das 08:00 às12:00 horas. 
- No dia 04 de Maio de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área da Agente Comunitária de Saúde Lúcia das 08:00 às12:00 horas. 
- No dia 11 de Maio de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área da Agente Comunitária de Saúde Luciana das 08:00 às12:00 horas. 
- No dia 18 de Maio de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área da Agente Comunitária de Saúde Vilma das 08:00 às12:00 horas. 
- No dia 25 de Maio de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área do Agente Comunitário de Saúde Luiz Maia das 08:00 às12:00 horas.
- No dia 01 de Junho de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área da Agente Comunitária de Saúde Nova das 08:00 às12:00 horas.
- No dia 08 de Junho de 2015 (Segunda-Feira) as ações serão realizadas na área do Agente Comunitário de Saúde Geovane das 08:00 às12:00 horas.   
Desde já, pedimos a colaboração e participação dos moradores do Bairro Cacimba Nova nas ações que os profissionais irão executar, pois sabemos que a Dengue é um Problema Social e depende do esforço, da consciência e da boa vontade principalmente dos que lidam com os depósitos com água diariamente.

Então vamos ser solidários e vencermos o inimigo, o Aedes Aegypti.

Nossos sinceros agradecimentos em nome da Prefeitura Municipal de São José do Belmonte aos órgãos e profissionais parceiros envolvidos nesta ação, que demonstram amor pela profissão e principalmente o compromisso de trabalhar em prol do próximo. Tribuna Belmontense

“O TRABALHO SÓ FUNCIONA QUANDO HÁ PARCERIA.

VENHA, JUNTE-SE A NÓS NESTA GRANDE LUTA”.

0 comentários:

Postar um comentário