Assembleia de Deus na Encruzilhada, primeiro templo da IEADPE, completa 85 anos

,
O templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) no bairro da Encruzilhada, no Recife, festejou nesta segunda-feira (15) o seu 85º aniversário. Construída na gestão do missionário sueco Joel Carlson, que consolidou os trabalhos em Pernambuco, como o primeiro templo da igreja no Estado. A nova congregação impulsionou o trabalho no Recife, quando os cultos tinham uma média de 20 conversões, e os cerca de 100 pessoas desciam as águas nos batismos bimestrais.

Na época da construção, a IEAD da Encruzilhada era o maior templo da Assembleia de Deus no Brasil, comportando 1.500 pessoas. Foi o templo central da IEAD pernambucana por quase 50 anos, quando o atual templo foi construído, em 1977, na gestão do pastor José Leôncio da Silva.
 
O curioso é que a IEADPE sempre se destaca em construir grandes templos-sede. Além da igreja na Encruzilhada, o atual Templo Central, no bairro de Santo Amaro, também era a maior de todas as igrejas assembleianas quando foi inaugurado, e o futuro Templo, que vai comportar quase 30 mil pessoas, também vai ser o maior templo da Assembleia de Deus em todo o País. A inauguração está prevista para 2018, ano do centenário da IEADPE, hoje presidida pelo pastor Ailton José Alves.

A IEAD na Encruzilhada, hoje, faz parte da área 1, que abrange o Templo Central e igrejas dos bairros centrais da cidade, como Boa Vista, Benfica, Santo Amaro, etc. O templo recebe, anualmente, as convenções estaduais da Assembleia de Deus de Pernambuco, que ocorrem no mês de abril.

0 comentários:

Postar um comentário